terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os 10 Melhores Filmes Nacionais de Todos os Tempos

Tem muita gente que não dá crédito ao cinema nacional. Gente que acha que só por um filme ser feito aqui no Brasil ele é inferior a um filme americano ou argentino. Admito que nossos amigos Hermanos sabem fazer cinema de qualidade, mas e nós brasileiros? Nós não sabemos?

Aqui vai uma lista que prova que sim, o Brasil sabe fazer cinema.



10 - Ônibus 174 - Esse não é o fraco filme de Bruno Barreto. E sim o documentário que José Padilha fez antes de alcançar a fama com Tropa de Elite. Foi o filme certo na hora certa, sobre um dos casos policiais mais vergonhosos do Brasil. Não só um dos melhores filmes feitos no Brasil como também, um dos melhores documentários de todos os tempos!


9 - O Auto Da Comparecida - Se você está se perguntando o porque dessa comédia ter entrado nessa lista, eu te explico. Foi uma junção de elementos que fizeram deste, o melhor filme de Guel Arraes e um dos melhores do ano 2000. As grandes atuações de todo o elenco (sem exceção), a fotografia deslumbrante de Felix Monti e a leveza e esperteza com que Guel conduz essa trama, são as razões que levaram esse filme a entrar na lista.


8 - Linha de Passe - Walter Salles e Daniela Thomas fizeram um filme contidamente emotivo e certamente melancólico, que mescla esperança e desesperança, como sempre é no Brasil. Um drama sensível e que conta com atuações espetaculares de Vinícius de Oliveira em um personagem que representa a esperança e de Kaique Jesus Santos, um garoto que eu espero que venha a ter uma grande carreira.

7 - O Palhaço - O filme de Selton Mello lançado esse ano é um um filme perfeito. Perfeito em todos os sentidos. Na direção de arte, fotografia, trilha sonora, elenco, enfim em tudo. É um filme delicioso de ver. Uma produção que consegue ser ao mesmo tempo sensível e engraçado, feito que muitos diretores consagrados dariam um braço para conseguir fazer. Além do que, conta com uma cena antológica, a primeira participação de Moacyr Franco no cinema. Espetacular!

6 -O Pagador de Promessas - O que dizer de O Pagador de Promessas? O que dizer além de tudo que já foi dito sobre essa obra - prima de Anselmo Duarte? O que dizer além de maravilhoso, um dos melhores filmes já feitos no Brasil? Você já ouviu tudo isso e vai ouvir de novo. Porque, sim é extraordinário. Se você tem dúvidas confira a ficha de premiação do filme: Palma de Ouro em Cannes, Indicado a Melhor Filme no Oscar de 1963 e ganhador do prêmio do júri no Festival de Cartagena. Só isso.

5 - O Quatrilho - Em 1910 em uma comunidade rural do Rio Grande do Sul habitada por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem sob o teto de uma mesma casa. O tempo faz com que a esposa de um marido se interesse pelo marido da outra. Ambos decidem fugir e recomeçar nova vida, deixando para trás seus parceiros. Esse foi o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (o primeiro foi O Pagador de Promessas). Também ganhou outros prêmios de prestígio como: Melhor Atriz (para Glória Pirez), Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora, tudo no Festival de Cinema de Havana.


4 - Tropa de Elite - Existe duas provas irrefutáveis que Tropa de Elite é um ótimo filme. E elas são: em 2007, quando o filme foi lançado um recorde de pirataria cercou o filme. E nem por isso deixou de fazer um sucesso extraordinário. A segunda prova é que ele ganhou o Urso de Ouro em Berlim. Um filme corajoso em expor a verdadeira polícia brasileira, inteligente ao fazer ação no Brasil sem nunca ser caricato e merecedor de palmas por criar o maior ícone pop brasileiro: Capitão Nascimento, brilhantemente interpretado por Wagner Moura. Um recado aos críticos que disseram que o filme é fascista: PEDE PRA SAIR!!!


3 - Central do Brasil - O filme mais aplaudido no Festival de Sundance de 1999, Central do Brasil é um uma obra - prima revigorante, repleta de emoções tão fortes quanto o próprio filme como amor, redenção, esperança e medo. Se você ainda não viu o filme corra para a locadora mais próxima e alugue - o pois é indispensável para qualquer cinéfilo (não só brasileiro. Qualquer pessoa, de qualquer país, que quer apreciar um bom filme deveria vê - lo). Um show de Fernanda Montenegro que foi merecidamente indicada ao Oscar.


2 - Cidade de Deus - Escolhido pela revista Empire como o 177 melhor filme de todos os tempos e pela Time como um dos 100 melhores filmes da história. Em 2010 foi escolhido pelo Empire como o sétimo melhor filme mundial e o sexto melhor filme de ação pelo The Guardian. Indicado a quatro Oscar (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem), indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro, Vencedor de Melhor Filme e Diretor no Festival de Cartagena, 6 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, Vencedor de Melhor Filme no Independent Spiriti Awards e (ufa) 9 prêmios no Festival de Havana. Preciso falar mais alguma coisa?

1 - Tropa de Elite 2 - Os dois filmes Tropa de Elite foram marcados por recordes: o primeiro pelo número de cópias piratas do filme. Já o segundo é  de ser o filme de maior bilheteria da história do cinema brasileiro. E não é pra menos. O filme de José Padilha é um verdadeiro filme de ação brasileiro merecedor de um remake Hoolyoodiano. Esse é o representante brasileiro na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012 e, eu espero do fundo do meu coração que ele consiga uma indicação.

Abraços a todos! Obrigado por lerem!
Por: Raphael Costa (Twitter : @raphacinefilo)

4 comentários:

  1. Péssima lista, cadê obras de extrema relevância como: "O padre e a moça", "Deus e o Diabo na terra do sol", "São Paulo sociedade anônima", "Vidas secas", "O bandido da luz vermelha", "Noite vazia", "Santiago", "Lavoura arcaica"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. listinha vagabunda mesmo viu.

      Excluir
  2. concordo kd o plalhaço dai

    ResponderExcluir
  3. O bandido da luz vermelha não é filme. É brincadeira de mal gosto!

    ResponderExcluir